II Festival Gastronômico de Conceição de Macabu agrada público presente

Publicado em 06/12/2017 14:32:06

Mesmo com o mau tempo, o II Festival Gastronômico de Conceição de Macabu movimentou a cidade no último final de semana (entre os dias 01 e 03 de dezembro). A Praça Dr. José Bonifácio Tassara recebeu, mais uma vez, um evento que alavanca economia local, atrai turistas, amplia a geração de emprego e fomenta o empreendedorismo.
O Festival é realizado pela Prefeitura Municipal, em parceria com comerciantes locais do ramo. “A gastronomia é uma das bases da estrutura do turismo para o lazer e para o negócio”, disse o secretário de Turismo, Jorge Luiz (Dhal).
Desde o sucesso da primeira edição, ocorrida em julho deste ano, o Prefeito Cláudio Linhares inseriu o festival no Calendário de Eventos do Município, duas vezes por ano (no verão e no inverno). “O evento dá a oportunidade aos nossos comerciantes de ganharem mais visibilidade e de mostrarem uma culinária de qualidade. O evento beneficia também taxistas e pousadas. A partir do próximo ano, pretendemos realizar o festival em março, próximo ao aniversário da cidade, e o outro, em setembro. Dezembro é um mês de chuva aqui na região. E se foi bom com chuva, imagina, com o tempo firme. O Festival Gastronômico já está consolidado e, provavelmente, teremos novidades boas para a próxima edição”, declarou o prefeito Cláudio Linhares.
O festival, que começou com 12 envolvidos, contou com 20 participantes, nessa segunda edição. Para comemorar o mês do Natal, os pratos tiveram, pelo menos, um ingrediente natalino. Assim como, na primeira edição, o tema foi Sabores da Terra.
Além dos pratos elaborados, o festival contou com atrações musicais regionais, como: Edson Batata, Blue Jeans (acústico) e Projeto Alternativo. Outro destaque é a apresentação de Chefs convidados, na Cozinha Show, projetada pela loja Decore, da empresária, Aline Fidalgo, parceira do evento desde a primeira edição. Na ocasião, a Chef Cecília Lins, da Casa Quitutes Ateliê Gourmet, de Macaé, ensinou como se faz o Risoto de Baião de Dois; o Chef Pedro Rodrigues, do Bartrô Restaurante e Bistrô, de Rio das Ostras, durante o seu workshop, apresentou uma receita tradicionalmente baiana, o Bobó de Baroa; e direcionado às crianças, as Mini Chefs Maria Victória (14 anos) e Maria Gabriela (05 anos), ensinando os baixinhos como fazer Waffles Bem Me Quer, de morangos, geleia, banana com mel e canela, nutella.
A segunda edição do Festival Gastronômico de Conceição de Macabu contou com a participação dos seguintes estabelecimentos: Brigadeiros da Nanda; Caetano Restaurante; Casarão das Massas; Delícias da Tia Sirlene; Delistrô; Dandan Cake; Empório à Cabana; Japinha; Leiteiro; Ligu Mais Tarde; Mariana Moraes Cupcakes; Mix Saladas; Sabor do Canto; Sassá; Silvana Damasceno; Sonho Gelado; Tapioca Sabor da Terra. Além do Santorini Lounge Bar, um ambiente glamoroso e confortável, que agrega valor e beleza ao evento. Sérgio Mudas, do Porto, foi parceiro do evento, emprestando, gentilmente algumas plantas decorativas para complementar o cenário.