II Festival Gastronômico de Macabu acontece entre os dias 01 e 03 dezembro

Publicado em 27/11/2017 18:43:50

Conceição de Macabu se prepara para mais um final de semana de muita música e boa comida. A 2ª Edição do Festival de Gastronomia e Cultura de Macabu vai acontecer entre os dias 01 e 03 de dezembro, sendo que, na sexta-feira e no sábado, vai começar a partir das 19h e no domingo, às 16h, na Praça Dr. José Bonifácio Tassara.

O objetivo é promover eventos de cunho turístico, fomentar o setor e valorizar o comércio local. “A gastronomia é uma das bases da estrutura do turismo para o lazer e para o negócio. Desta forma, Macabu encontrou na gastronomia um reforço para seus atrativos turístico”, disse o secretário Municipal de Turismo, Jorge Luiz (Dhal).

O Festival Gastronômico de Macabu é uma realização da Prefeitura Municipal, em parceria com empresários do ramo gastronômico da cidade. A primeira edição foi tão surpreendente que os próprios empresários solicitaram ao prefeito Cláudio Linhares, a realização de duas edições no mesmo ano. Desta forma, o evento que já está inserido no Calendário de Eventos Municipal, passa a acontecer duas vezes, uma no inverno (em julho), outra, no verão (em dezembro).

Esta segunda edição será maior que a primeira. O festival, que começou com 12 envolvidos, conta hoje com 20 participantes. Para comemorar o mês do Natal, nesta edição os pratos do Festival terão pelo menos um ingrediente natalino. Vale lembrar que, na primeira, o tema foi Sabores da Terra.

“O primeiro Festival Gastronômico de Macabu deixou o gostinho de quero mais, tanto para a população local, quanto para os visitantes. Nossos comerciantes terão mais uma vez a oportunidade de ganhar mais visibilidade e de mostrar sua culinária de qualidade. Um evento que beneficia também taxistas e pousadas. Estamos ansiosos pela segunda edição”, concluiu o prefeito Cláudio Linhares.

Além dos pratos elaborados, o festival terá atrações musicais locais e a apresentação de Chefs convidados, na Cozinha Show, projetada pela loja Decore, da empresária, Aline Fidalgo, parceira do evento desde a primeira edição. No primeiro dia (sexta), a Chef Cecília Lins, da Casa Quitutes Ateliê Gourmet, de Macaé, vai ensinar como se faz o Risoto de Baião de Dois, uma comida nordestina, com um toque Italiano. No sábado, o Chef Pedro Rodrigues, do Bartrô Restaurante e Bistrô, de Rio das Ostras, durante o seu workshop, vai apresentar uma receita tradicionalmente baiana, o Bobó de Baroa. No último dia, a apresentação será direcionada às crianças, através das Mini Chefs Maria Victória e Maria Gabriela, ensinando os baixinhos como fazer Waffles Bem Me Quer, de morangos, geleia, banana com mel e canela, nutella.

Confira o cardápio desta edição:

Brigadeiros da Nanda – Brigadeiros Gourmet – Tradicional, Casadinho, Oreo, Paçoca, Nutella, Churros, Surpresa de Uva, Morango, Limão, Maracujá, Nozes e Avelã.

Caetano – Picanha Fatiada na Manteiga - Acompanha: aipim, arroz, farofa com passas, vinagrete e salada natalina.

Casarão das Massas - Salada Festiva de Capeleti 4 queijos e Mix de folhas - com Chester, lentilhas, nozes, passas e crispy de parmesão.

Delícias da Tia Sirlene – Turkey Leg – Coxa de Peru marinada ao forno, acompanhada de batata rústica.

Delistrô – Ragú Crispy - Sanduíche de ragu de linguiça artesanal no pão de milho, com tomates cerejas assados, maionese de ervas e crispy de alho poró. Acompanha Chips de Aipim.

Dandan Cake - Fatias de bolo caseiro -  Brigadeiro belga, nozes com doce de leite, banana, churros e mármore.

Empório à Cabana – Risoto à Cabana -  Risoto de bacalhau e amêndoas, servido na cama de salada natalina à cabana, com molho de gergelim e camarões marinados à grelha.

Folhas – Pizza Natalina – Massa de batata inglesa , regada ao molho refogado com ervas finas , presunto de peito de peru , coberta com mussarela , tomate cerejinha , leves fatias de cebola pêra, azeitonas pretas e manjericão.

Japinha – Combo Japinha - 6 hots Filadélfia, 4 Uramakis salmão, 4 especialidades da casa.

Leiteiro – Shawarma à Moda da Casa -  Pão sírio, carne de pernil suíno, bacon, cebola roxa, molho do chef, batata frita, alface, tomate, salsinha e cebolinha.

Ligu Mais Tarde – Batata Rostie Natalina - Tender, mussarela, tomate, cebola, orégano e opcional de catupiry.

Mariana Moraes Cupcakes – Flor de Brigadeiro - chocolate e recheios diversos

Mix Saladas – Mix Tropical de Natal– Frango ao creme de Iogurte Natural com Ervas finas à moda da casa; Damascos; Nozes; Uva Passa; Pêssego; Mix de Folhas com Tomatinhos "Cereja"; Fio de Ovos e Arroz 7 Grãos.

Sabor do Canto – Pastéis Delícias Natalinas - Massa de pastel crocante. Recheios: Pernil desfiado com ameixa; Lascas de bacalhau com palmito; Geleia de damasco com queijo branco; Creme de avelã com nozes crocante.

Sassá – Picanha Natalina - Picanha fatiada, salpicão de frutas com frango defumado e arroz branco.

Silvana Damasceno – Doce Fatia da Sil - Nos sabores: Amendoim ao coco queimado; Strogonoff de nozes com Coco; Strawberry ao chocolate meio amargo; Ganache de chocolate preto; Ganache de chocolate branco.

Sonho Gelado – Geladinho Gourmet – Nos sabores: Kit kat, Paçoca, Coco, Ovomaltine, Ninho com Nutella, Ninho com gotas de chocolate, Romeu e Julieta, Banana com Nutella, Mousse de maracujá, Torta de limão.

Tapioca Sabor da Terra – Tapioca Tropical - Frango desfiado com requeijão, mussarela , orégano,tomate,cheiro verde e Peito de Peru. E de Banana com Nutella.