Alunos da Rede Municipal de Ensino participaram do “Concurso de Poesia nas Escol

Publicado em 06/10/2017 16:46:55

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (06/10), na Escola Frei Valério, de Conceição de Macabu, o “Concurso de Poesia nas Escolas”, que serviu de seletiva classificatória para o Festival Intermunicipal de Poesia nas Escolas que este ano será realizado no município de Trajano de Moraes, no dia 20 de Outubro.

O concurso contou com a participação de alunos da Rede Municipal de Ensino, distribuídos em duas categorias (categoria 1 – alunos do 5º ao 7º ano e Categoria 2 – alunos do 8º e 9º ano). Na ocasião, os alunos tiveram suas poesias lidas por interpretes, visto que as poesias previamente inscritas, foram identificadas (assinadas) por pseudônimos, no intuito de manter a lisura e o anonimato dos candidatos.

O evento foi uma grande oportunidade de identificar e proporcionar visibilidade aos talentos locais. Foram várias poesias abordando temas atuais que emocionaram os presentes.

De acordo com a Secretária de Educação e Cultura, Vivian Leal, mais que uma simples disputa, o concurso foi uma grande troca de experiência com grande valor didático agregado à expressão cultural e social, visto que, além do trabalho realizado pelos professores, muitas poesias também serviram de clamor contra a violência de maneira geral, outras tiveram cunho ecológico, em repúdio aos descuidos do homem com a natureza.

“Incentivar a leitura é também criar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. É oportunizar o indivíduo à ampliar seus horizontes e a expandir seus conhecimentos. Estimular, encorajar, incentivar e motivar o aluno é tarefa continua do professor. A sala de aula deve ser um ambiente alfabetizador, lugar de ampliar e potencializar as oportunidades. A criança precisa viver o despertamento para a leitura e nós educadores somos os grandes responsáveis por esse processo. Existe uma gama de formas, maneiras e caminhos de levar o educando a refletir, analisar e pensar seu papel na sociedade e no mundo”, concluiu a secretária.

Os finalistas do concurso foram: na 1ª categoria, Graziela S. dos Santos (Pseudônimo: Menina Flor), do 5º ano, da Escola Municipal Pau D’Alho, com a poesia “A Paz”. Na 2ª categoria, Ruan Silva Brito (Pseudônimo: Amante da natureza), 9º ano, da Escola Municipal Frei Valério, com a obra “O valor da natureza”.