Campanha de Prevenção ao Suicídio teve adesão da Prefeitura de Macabu

Publicado em 02/10/2017 15:32:23

Alguns meses são simbólicos para a divulgação e o combate de certos problemas, como o mês de outubro, que, para falar sobre a prevenção e o combate ao câncer de mama, virou Outubro Rosa. Ou então, o Novembro Azul, que é um estímulo à discussão do câncer de próstata. Com o mês de setembro, não foi diferente, ele passou a ser conhecido como Setembro Amarelo e traz à luz um assunto muito importante: o Suicídio.

Em Conceição de Macabu, a Prefeitura Municipal, através das secretarias de Educação e Cultura, de Promoção Social e de Saúde, realizou ações de conscientização para a população sobre o que é suicídio, a identificar atitudes depressivas no próximo e o que leva uma pessoa a cometê-lo.

A secretaria de Educação e Cultura ofereceu aos professores, diretores e as equipes que dão suporte a eles, conhecimentos e orientações básicas sobre o assunto. Para tanto, foi realizado um ciclo de palestras, junto aos idealizadores do projeto Ray Roberto Andrade Nascimento e Juliana Cardoso de Souza.

"É importante estarmos atentos aos nossos alunos em sala de aula. Devemos observar mudanças de comportamento ou atitudes que demonstrem que algo de errado está acontecendo. O professor é alguém próximo, ele pode ajudar à fazer a diferença numa situação difícil na vida da criança", comentou a secretária Vivian Leal.

A secretaria de Promoção Social, por sua vez, realizou um café da manhã para os agentes comunitários, pela bela parceria junto à secretaria de Saúde. Na mesma reunião, foi traçada a estratégia para o mutirão de cadastramento dos Idosos e deficientes físicos que recebem o BPC - Beneficio de Prestação Continuada. O evento contou com a participação do coordenador dos Agentes, Caio e da secretária de Saúde, Mariana Leal.

“Ansiedade e depressão são o mal do século. Hoje muito frequentes, a ansiedade e a depressão são patologias perigosas. Não devemos menosprezar ou fazer pouco caso dessas doenças. É necessário o acompanhamento médico e tratamento”, concluiu a secretária de Promoção Social, Marília Nunes.