Município adere à Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio

Publicado em 19/09/2017 21:32:00

A Prefeitura de Conceição de Macabu, por meio da secretaria de Promoção Social, com o apoio das secretarias de Saúde; e de Educação e Cultura, aderiu à Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio. Considerado problema de saúde pública no país, o suicídio está relacionado a distúrbios psicológicos e a fatores sociais, ambientais, culturais e genéticos. Como forma de alertar a população e ressaltar a necessidade e as formas de prevenção, desde o 2014 o Ministério da Saúde realiza o Setembro Amarelo. A campanha é alusiva ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, celebrada em 10 de setembro.

Como forma de aderir à mobilização nacional e auxiliar nos debates sobre o assunto, o município está promovendo ações em diversos pontos da cidade. Nesta terça-feira, a equipe realizou uma palestra no Cras Usina, às 14h. Na quarta-feira (20), a ação acontecerá no Centro do Idoso, às 9h e quinta-feira (21), no CAPs, a partir das 10h. No dia 27, a ação acontecerá no Cras Rhodia, às 14h.

De acordo com o levantamento do Ministério da Saúde, 32 brasileiros tiram a própria vida diariamente e, muitos deles, são ainda jovens. A intenção é discutir a importância da valorização da vida com pessoas de todas as faixas etárias.