Menu Lateral
 

ZEN Macabu recebe a atenção especial da IADC

Publicado em 12/09/2017 13:25:02


Na manhã desta terça-feira (12), o prefeito de Conceição de Macabu Cláudio Linhares recebeu a visita do presidente da Internacional Association of Drilling Contractors (IADC Brazil Chapter), Leandro Luzone. Para quem não conhece, a IADC é uma associação que representa a indústria mundial de perfuração de petróleo e gás. O encontro foi promovido pelo consultor de comunicação Fernando Passeado, visando estreitar relações entre a Prefeitura Municipal e a Iniciativa Privada, abrindo portas para o crescimento da Zona Especial de Negócios – ZEN Macabu.

Na oportunidade, Leandro Luzone colocou a IADC à disposição da Prefeitura para divulgar o empreendimento empresarial e industrial aos seus associados. “A visão da associação é que a indústria de perfuração seja reconhecida por seu papel vital na capacitação da economia global e seus altos padrões de segurança, gestão ambiental e eficiência operacional. Temos quatro reuniões, anualmente, duas no Rio de Janeiro e duas, em Macaé. Deixo aqui o convite para que a Prefeitura possa comparecer às reuniões e apresentar o projeto ZEN Macabu para que as empresas tomem conhecimento da existência desse espaço que possui, principalmente, potencial logístico”, disse Luzone, pensando na integração de todos os municípios da Bacia de Campos para o desenvolvimento do setor de petróleo e gás.  

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Imbiriba apresentou o projeto lançado em outubro de 2014, em parceria com a empresa Mangal Agropecuária Ltda. A ZEN Macabu é uma parceria público-privada estabelecida, com a destinação de uma área total de aproximadamente 1.203.000 m², dividida em 24 lotes com áreas entre 24.000m² até 50.000m², às margens da BR 101, no trevo com a Rodovia RJ 196 (Macabuzinho x Quissamã).

Tem localização privilegiada, e está equidistante das cidades de Macaé e Campos dos Goytacazes (50km), e próxima também dos empreendimentos do Porto do Açu em São João da Barra (85km), e o da Barra do Furado, em Quissamã (35km). De acordo com informações, os lotes serão vendidos a um preço muito competitivo, e escriturados em cartório em nome dos adquirentes.

“As empresas industriais que vierem a se instalar na ZEN de Conceição de Macabu, poderão obter benefícios fiscais do Governo do Estado, conforme previsto na Lei nº 5636/2010 (2% de ICMS), e do Município através da Lei nº 1290/2014 (redução de 50% no ISS, IPTU, ITBI, e de até 80% nas taxas e emolumentos)”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Imbiriba.

O Prefeito Cláudio Linhares agradeceu a oportunidade da visita e ficou satisfeito com a parceria da IADC. “Estamos no nosso quarto mandato e apesar de Macabu ser um município com pouco recurso, estamos trabalhando de forma sensata e comprometida, para driblarmos a crise que se instalou no país logo após o lançamento da ZEN Macabu. Tínhamos planejado tudo, inclusive, trouxemos uma Escola Técnica para o município, a fim de qualificar a mão-de-obra local para trabalhar nas empresas que aqui viessem se instalar. A contratação desses profissionais é a contrapartida, pois, as empresas poderão ter isenções em impostos. Em 2015, estivemos lançando a ZEN durante a Feira Brasil Offshore, em Macaé. De lá pra cá a crise foi se agravando, mas, nossa esperança e vontade de trabalhar e fazer o melhor é maior. Mas, acreditamos em parcerias como essas, que contribuem com o desenvolvimento local”, concluiu o prefeito.

No dia 05 de setembro, o prefeito Cláudio Linhares e secretário Luis Imbiriba estiveram na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, recebidos pelo subsecretário Alberto Mofati, cobrando o estreitamento da parceria entre o Governo do Estado e o município, através da CODIN – Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro.

E nesta quarta-feira (13), o secretário vai à sede da CODIN para tratar da normalização do convênio para colocar a ZEN Macabu no portfólio de oportunidades para as empresas se instalarem no município.

 

http://conceicaodemacabu.rj.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Conceição de Macabu
Endereço: Rua Maria Adelaide - Vila Nova, nº 186 Cep: 28.740-000 - Cidade: Conceição de Macabu / RJ
Tel.: (22) 2779-2324 - Email: ouvidoria@conceicaodemacabu.rj.gov.br
Horário de Funcionamento: 08h às 16h.
Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: