Promoção Social divulga Calendário de Atividades 2017

Publicado em 29/04/2017 14:17:12

Com a queda da arrecadação e o limite do percentual de pessoal exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, a Prefeitura Municipal de Conceição de Macabu, através da Secretaria de Promoção Social, ainda não conseguiu concluir o Processo Seletivo para contratação de mão-de-obra direcionada às Oficinas realizadas nos CRAS e Centros de Convivências e Fortalecimento de Vínculos. Por esse motivo, a Secretária de Promoção Social, Marília Nunes Bastos e sua equipe estão empenhadas na elaboração de plano de ações que envolvem as atividades existentes na secretaria.

“Até que haja o equilíbrio orçamentário, vamos focar nos serviços oferecidos pela secretaria e em campanhas preventivas, que envolvem o nosso público”, disse a secretária.

Nesta semana, a equipe se reuniu junto à assessoria de Comunicação da Prefeitura para formatar o Calendário de Atividades e Eventos de 2017. Na oportunidade, estiveram presentes, além da secretária, a Assessora Técnica de Programas, Projetos e Serviços, Rosângela Belmont; Assessora de Gestão do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), Amélia Cristina; e a assessora de imprensa, Monalisa Fagundes. Ao longo do ano, uma série de ações direcionadas aos usuários dos programas oferecidos pela secretaria já está sendo praticada.

Dentro do Calendário de Datas Especiais do CRAS e CREAS, estão:

No dia 18 de maio – o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil (CREAS) - *Haverá campanha de mobilização pela causa;

Dia 30 de maio, haverá a realização do Fórum do Conselho de Assistência Social, das 9h às 12h, na Câmara Municipal, com a participação da Sociedade Civil Organizada, representantes do Governo, Entidades e Instituições Filantrópicas, Prestadores de Serviços, entre outros. Na oportunidade, haverá a eleição dos 5 representantes que terão assento no Conselho Municipal de Assistência Social, que se reúne uma vez por mês. O Fórum tem como objetivo conscientizar a importância da participação da sociedade nos Conselhos, principalmente, daqueles que forem identificados como “representantes”;

E para contribuir com o trabalho desenvolvido pela Prefeitura, a meta da secretária é reativar todos os Conselhos Municipais: de Direito da Mulher; da Criança e do Adolescente; do Direito do Idoso; de Direitos de Pessoas com Deficiência. “Estamos empenhados em montar a Casa dos Conselhos. Os conselhos gestores de políticas públicas são canais efetivos de participação, que permitem estabelecer uma sociedade na qual a cidadania deixe de ser apenas um direito, mas uma realidade. A importância dos conselhos está no seu papel de fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas”, explicou a secretária Marília Nunes.

Dia 12 de Junho – Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (CREAS) - *Haverá campanha de mobilização pela causa;

Dia 15 de junho – Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa (CREAS) - *Haverá campanha de mobilização pela causa;

Dia 19 de julho – Terá a realização da 9ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o Tema - Garantia de Direitos no Fortalecimento dos SUAS. O evento acontecerá no auditório da Escola Frei Valério, das 9h às 16h, com eixos temáticos. Na oportunidade, haverá discursão sobre projetos sociais. É fundamental a participação da população.

Dia 21 de setembro – Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência (CRAS e CREAS) - *Haverá campanha de mobilização pela causa;

Dia 27 de setembro – Dia Nacional de Pessoa Idosa (CRAS) - *Haverá campanha de mobilização pela causa;

Dia 20 de Novembro – Dia da Consciência Negra (CRAS) - *Haverá campanha de mobilização pela causa;

25 de Novembro – Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher (CREAS) - *Haverá campanha de mobilização pela causa.

Através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a secretaria atua na oferta de serviços continuados de Proteção Básica Social às famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. Estes, como unidade pública, concretizam o direito socioassistencial quanto à garantia de acessos a serviços. O público prioritário são famílias que recebem o benefício Bolsa Família, do Governo Federal, que em Macabu, somam-se 1.400.

Vale ressaltar que o CRAS oferece dois serviços: o PAIF - Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família e o SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O primeiro, consiste no trabalho social com famílias, de forma continuada, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das mesmas e prevenir a ruptura de vínculos. Oferece: Acolhida, estudo social, visita domiciliar, grupos de família, orientação e encaminhamentos, entre outros. O SCFV, por sua vez, visa complementar o trabalho social com famílias, por meio de reunião entre as pessoas, nas suas respectivas faixas etárias, crianças e adolescentes ou idosos, para o desenvolvimento de ações em grupos visando a prevenção a situações de vulnerabilidade e violência.

Desde o início do ano, a secretaria vem desenvolvendo encontros com os grupos. As reuniões acontecem nos próprios CRAS e/ou nos Centros de Convivências. O município possui três Centros de Referência: CRAS-Rhódia, que abrange os bairros Rhódia, Balancé, Paraíso, Eldorado, Torre da Rádio; CRAS-Usina, nos territórios da Usina, Piteira, Tribo, Amorosa, Socó, parte da Vila Nova e Garapa; e o CRAS-Central, que atende as localidades do Centro, Vila Nova, Porto, Bocaina, Vila S. José, Vila Esperança, Procura 1 e 2, Calçadinha, Curato, Macabuzinho, entre outros.

O próximo encontro será no dia 10 de maio, às 14h, no Centro de Convivência do CRAS-Usina.