Conceição de Macabu terá mutirão de vacinação contra febre amarela no sábado (18)

Publicado em 16/03/2017 00:00:00

Na manhã desta quinta-feira (16), um representante da Secretaria Municipal de Saúde, de Conceição de Macabu, participou de uma reunião no Rio de Janeiro, e a boa notícia, é que já foi liberado o primeiro lote da vacina contra febre amarela para atender a demanda da cidade. A previsão é de que as doses cheguem ao município na tarde desta sexta-feira (17).

A  partir daí, a equipe de saúde vai colocar em prática o novo plano de ação estratégico de vacinação. No sábado (18), haverá o mutirão de vacinação em diversos postos do município: Estratégia de Saúde da Família (ESF) Ródhia; ESF Vila Nova; ESF Calçadinha; ESF Macabuzinho; ESF São Henry; além do Posto de Saúde do Curato. Na região central, será instalado um ponto de vacinação em frente à Igreja Matriz. Em todas essas localidades, o horário de atendimento será das 8h às 16h. Para a próxima semana, novas ações estão sendo estudadas e serão devidamente divulgadas.

O ideal é que o interessado leve um documento de identificação e o cartão de vacina.

Conceição de Macabu está fazendo a vacinação de forma preventiva, desde dezembro de 2016, com a quantidade de doses de rotina. Mas, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidêmiológica, está em alerta e trabalhando para intensificar as ações . O estado do Rio confirmou a primeira morte por febre amarela, em Casimiro de Abreu. Um homem morreu e outro está internado. O pedreiro Watila Santos, de 38 anos, morreu na madrugada de sábado passado (11) em um hospital de Casimiro. A confirmação de que a causa da morte por febre amarela silvestre só saiu na quarta-feira (15).

Febre Amarela - Os sinais e sintomas mais comuns da doença são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos que duram, em média, três dias. Nas formas mais graves da doença, podem ocorrer icterícia (olhos e pele amarelados), insuficiências hepática e renal, manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.

A vacina tem validade de dez anos. Ela é contra-indicada para crianças menores de nove meses; pessoas acima de 60 anos; alérgicos a ovo de galinha e seus derivados e a outros componentes da vacina. Pessoas com Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), transplantados, pacientes com tratamento de câncer e com imunodeficiência também não devem vacinar.