Menu Lateral
 

Secretaria de Saúde divulga Cronograma de Atividades

Publicado em 20/04/2016 00:00:00


O setor de Atenção Básica, da Secretaria de Saúde, de Conceição de Macabu, divulgou nesta quarta-feira (20), o cronograma de atividades Coletivas nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e também em espaços públicos, tais como Praças e Escolas.

O objetivo é combater doenças como Hipertensão, Diabetes e Saúde Mental.

Dia de Combate ao Diabetes  - O diabetes é uma doença que está estritamente relacionada com os hábitos alimentares das pessoas. É importante ter uma dieta equilibrada, rica em fibras e ficar sempre atento à quantidade de carboidratos dos alimentos para que não ultrapasse a recomendação diária.

Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial - Quase um quarto da população adulta brasileira é hipertensa, de acordo com o último levantamento realizado pelo Ministério da Saúde. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre os cuidados necessários com a pressão arterial. Alimentação diversificada, redução do sal dos alimentos e atividade física são algumas medidas que podem ser inseridas na rotina.

Dia Mundial Sem tabaco e Dia nacional de Combate ao Fumo - Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio) foi criado em 1987 pela OMS para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Brasil, o INCA, que coordena as ações de prevenção e controle do câncer e Centro Colaborador da OMS para controle do tabaco é o responsável pela divulgação e comemoração da data de acordo com o tema estabelecido a cada ano pela Organização. O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Dia Nacional de Combate ao Colesterol - De acordo com o estudo, a maioria dos pacientes não recebe orientação médica para reduzir o risco de doenças cardiovasculares como o infarto e o derrame. O colesterol alto na infância e adolescência está relacionado, na maioria dos casos, à má alimentação e ao sedentarismo. Pode ser provocado por uma doença genética ou histórico familiar, como pais e avós que tenham tido infarto ou derrame. O estudo mais recente do IBGE sobre a dieta alimentar do brasileiro mostra que os adolescentes de 14 a 18 anos de idade são os que mais ingerem alimentos com colesterol, aqueles de origem animal, como carnes, leite, queijos, manteiga ou iogurte.

Datas e Locais para as Atividades: 

 

http://conceicaodemacabu.rj.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Conceição de Macabu
Endereço: Rua Maria Adelaide - Vila Nova, nº 186 Cep: 28.740-000 - Cidade: Conceição de Macabu / RJ
Tel.: (22) 2779-2324 - Email: ouvidoria@conceicaodemacabu.rj.gov.br
Horário de Funcionamento: 08h às 16h.
Versão: 2017.10.30
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: