Menu Lateral
 

Macabu inicia Campanha de Vacinação Contra a Influenza na próxima semana

Publicado em 19/04/2016 00:00:00


A Secretaria de Saúde de Conceição de Macabu, através da Vigilância Epidemiológica e Imunização antecipou para o dia 25 de abril o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1). Durante a campanha, serão imunizados grupos prioritários. A campanha segue até o dia 20 de maio, sendo o Dia D (dia de mobilização nacional), no dia 30 de abril.

Os objetivos da Campanha de Vacinação são reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação. O Público Alvo são  integrantes do grupo prioritário formado por pessoas com 60 anos ou mais de idade; Trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade; Crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos;  Gestantes em qualquer idade gestacional, Puérperas (todas as mulheres no período de até 45 dias após o parto), Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional e grupos portadores de doenças crônicas, não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade.  A meta é vacinar 80% de cada um dos grupos prioritários.

De acordo com a equipe da secretaria, no Dia D, os atendimentos acontecerão nos postos da Vila Nova, Rhodia, Vila Tavares, Macabuzinho, Capelinha, Clínica da Família, Calçadinha e Estação, das 8h às 17h.

Durante a semana, somente a Clínica da Família fará a vacinação, das 8h às 16h, de terça à sexta-feira. As equipes dos Postos de Saúde (PSF) ficarão responsáveis pela vacinação dos acamados (em domicílio).

A influenza é uma infecção viral que ataca o sistema respiratório com tendência a se disseminar facilmente. A doença é transmitida por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após entrar em contato com superfícies “contaminadas”, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Campanha Nacional - Segundo informações do Ministério da Saúde, a campanha será mantida para esse período, quando os estoques estarão abastecidos para a realização da estratégia nacional.

Nas três primeiras remessas (1º a 15 de abril), os estados recebem 25,6 milhões de doses, que corresponde a 48% do total a ser enviado para a campanha deste ano. Desse montante, serão entregues 5,7 milhões de doses somente para São Paulo.

De acordo com o órgão, a entrega das vacinas aos municípios, por sua vez, é responsabilidade dos estados.

http://conceicaodemacabu.rj.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Conceição de Macabu
Endereço: Rua Maria Adelaide - Vila Nova, nº 186 Cep: 28.740-000 - Cidade: Conceição de Macabu / RJ
Tel.: (22) 2779-2324 - Email: ouvidoria@conceicaodemacabu.rj.gov.br
Horário de Funcionamento: 08h às 16h.
Versão: 2017.10.30
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: