Menu Lateral
 

Prefeitura implanta programa de combate ao tabagismo

Publicado em 05/02/2016 00:00:00


A Prefeitura Municipal de Conceição de Macabu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde vai implantar, a partir do dia 07 de março, as atividades do Programa de Combate ao Tabagismo, na Clínica da Família no São Henry.

De acordo com a coordenação municipal do programa, os interessados devem se dirigir ao local, a partir do dia 16 de fevereiro para agendarem uma entrevista inicial com a enfermeira responsável pelo programa.

Todos os envolvidos no programa receberam treinamento em curso de capacitação para ampliação do Programa de Combate ao Tabagismo.

O tratamento consiste principalmente em abordagem cognitiva comportamental em grupo e individual e medicamentoso em alguns casos.

A ação se baseia nas diretrizes do Programa Nacional de Combate ao Tabagismo, do Ministério da Saúde.

“A abordagem deve ter como objeto a detecção de situações de risco que levam o indivíduo a fumar, e o desenvolvimento de estratégias para enfrentamento dessas situações, visando não só a cessação do tabagismo, mas também a prevenção de recaídas”, disse a coordenadora do Programa, Bernadeth Poppe.

O tabagismo é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma doença crônica, epidêmica, sendo a maior causa isolada evitável de adoecimento e mortes precoces no mundo. A dependência à nicotina obriga os fumantes a se exporem cronicamente à aproximadamente 4.720 substâncias, muitas delas tóxicas, fazendo com que o tabagismo seja um fator causal de aproximadamente 50 doenças, como vários tipos de câncer e doenças do aparelho respiratório e cardiovasculares.

 Além dos prejudiciais efeitos à saúde dos fumantes, o tabagismo atinge também os fumantes passivos, podendo acarretar desde reações alérgicas, até infarto agudo do miocárdio e cânceres.

http://conceicaodemacabu.rj.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Conceição de Macabu
Endereço: Rua Maria Adelaide - Vila Nova, nº 186 Cep: 28.740-000 - Cidade: Conceição de Macabu / RJ
Tel.: (22) 2779-2324 - Email: ouvidoria@conceicaodemacabu.rj.gov.br
Horário de Funcionamento: 08h às 16h.
Versão: 2017.10.30
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: