Menu Lateral
 

Novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é implantado em Macabu

Publicado em 26/01/2016 00:00:00


O mais novo Centro de Referência de Assistência Social de Conceição de Macabu, o Cras Central, já está em pleno funcionamento. Ao todo 25 comunidades serão atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, ofertado pela unidade, visando melhor acolhida as famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, residentes nas localidades de Piabas, São Geraldo, Feem, São Domingos, Vila Esperança, Vila São José, Bocaina, Centro, Procura I, Procura II, Curato de Santa Catarina, Palioca, Calçadinha, Porto, Porto Novo, São Henry, Vila Tavares, Santa Catarina, Barata, Caju, Macabuzinho, Capelinha, Paraíso I, Vila Nova e Amorosa.

Com espaço mais amplo, além da melhor acolhida, o novo Cras proporciona ao usuário, atendimento diferenciado e sigiloso em salas exclusivas para atendimento social e psicossocial. Ao todo, mais de cem metros quadrados divididos em salas de atendimento, recepção, despensa, cozinha, sala de reunião e banheiros com acessibilidade contribuem para a realização de um melhor trabalho social, fortalecendo a função de proteção da ruptura de vínculos das famílias assistidas.

Segundo o Assessor Geral de Promoção Social, Pedro Folly, com a implantação do novo Cras, parte dos atendimentos antes realizados na sede da secretaria municipal de Promoção e Desenvolvimento Social (SMPDS), passam a ser realizados no novo Centro de Referência.

“Com a implantação do Cras Central, o município passa a atender as exigências previstas na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, que organizou desde o ano de 2009 os níveis de complexidade dos serviços ofertados pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), portanto todo o atendimento realizado pelas assistentes sociais e psicólogas já funcionam a todo vapor no Cras Central. Quem ganha é a população, são 25 comunidades que terão um espaço destinado ao atendimento delas, seja no Centro de Referência, seja pela equipe volante, prevista para ser implantada ainda neste semestre”, explica.

Com a implantação do novo Centro de Referência, todos os serviços de proteção social básica desenvolvidos no território de abrangência do Cras Central, em especial os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), a exemplo do Centro do Idoso, serão referenciados a nova unidade, com previsão de expansão de novos Centros de Convivência.

“Até o fim deste semestre, a previsão é de expandir os Centros de Convivência referenciados ao Cras Central. Nossa meta é implantarmos um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) na comunidade da Vila São José e outro no Conjunto Habitacional Silvio Soares Tavares, levando não somente atividades por meio de grupos de convivência, mas complementar o trabalho social com famílias e prevenir as ocorrências de situações de risco social”, destaca a Coordenadora Geral de Assistência Social, Sandra Alves.

O novo Cras funciona na Rua Maria Adelaide, nº 191, no bairro Vila Nova, em frente à sede da Prefeitura. Mais informações sobre as mudanças no atendimento podem ser obtidas pelo telefone (22) 2779-2593.

http://conceicaodemacabu.rj.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Conceição de Macabu
Endereço: Rua Maria Adelaide - Vila Nova, nº 186 Cep: 28.740-000 - Cidade: Conceição de Macabu / RJ
Tel.: (22) 2779-2324 - Email: ouvidoria@conceicaodemacabu.rj.gov.br
Horário de Funcionamento: 08h às 16h.
Versão: 2017.10.30
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: