Menu Lateral
 

Feira Literária de Macabu superou as expectativas do público

Publicado em 04/09/2017 17:18:50


Um momento de magia, de encanto. Um momento de leitura, de criatividade. Um momento de entretenimento e lazer. Um momento que vai ficar marcado na vida de todos que estiveram envolvidos na organização, bem como, na vida daqueles que participaram como espectadores. Assim foi a 1ª Feira Literária de Macabu (FLIMAC), ocorrida no último sábado (02), na Praça Dr. José Bonifácio Tassara (Praça Central), em Conceição de Macabu.

Ao longo do dia, a secretaria de Educação e Cultura disponibilizou ônibus, para alunos e pais da Rede Municipal de Ensino, em diversas localidades do município. A Praça ficou lotada. E a estrutura do evento abraçou a todos com muito conforto.

De acordo com o prefeito, Cláudio Linhares, a FLIMAC foi um evento de cunho pedagógico, com o objetivo de despertar no aluno o interesse pela leitura.  “E não vai parar por aqui. Os frutos vão continuar surgindo. Os professores já vêm trabalhando em salas de aula diversos autores e obras, o letramento é contínuo”, disse o prefeito, agradecendo a secretária Vivian Leal,  a todos os educadores e gestores pelo empenho, pelo cuidado diário com o universo da criança, por investirem no lúdico, preservando a inocência, garantindo a infância; por criarem um ambiente alfabetizador e de letramento em suas salas de aula, formando cidadãos criativos.

A Feira culminou com as atividades realizadas nas escolas e os alunos tiveram, inclusive, a oportunidade de conhecer de perto a Emília e o Visconde, do Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato. Teve também a presença do Palhaço Perna-de-Pau, do mundo do Circo. Uma linda escultura do Menino Maluquinho, personagem do escritor Ziraldo, fez parte do cenário.

Os trabalhos realizados pelos alunos em sala de aula foram expostos, durante o evento. Vale ressaltar que as contadoras de histórias, Sara Cardim e Mariana Müller estiveram, por uma semana, visitando as escolas, e se apresentaram na FLIMAC. Participando da  feira, também com contação, estiveram Fabiana Salgado e o grupo de Macaé, Historiarte.

O destaque do evento foi a escritora, compositora, autora, contadora de histórias e cantora, Bia Bedran, que visitou os estandes das escolas, que contavam suas obras. Bedran fez uma apresentação musical, no final da tarde, encantando o público com seu talento.  

A feira começou com a apresentação esportiva de projetos existentes na secretaria, como: Taekwondo, Teatro, Zumba, Capoeira, Jazz, Ballet, Jiu Jistsu. Os alunos da Escola Municipal de Música e Arte fizeram uma belíssima apresentação. O Grupo Regional Mania de Choro fechou o evento com chave-de-ouro, às 21h30.

“O evento foi totalmente voltado para o pedagógico, esse universo rico, amplo, vasto, criativo e mágico, que envolve a criança. Isso tudo foi explorado intensamente. Os alunos se viram mergulhados em um contexto literário, culto e letrado. Nosso objetivo é oportunizar, oferecer aos nossos alunos, em todas as salas de aula um ambiente alfabetizador e atraente, que dê prazer a criança, que atraia, seduza e encante para que assim, haja despertamento para o processo ensino/aprendizagem. As crianças precisam sentir o desejo de sair de casa para estudar, a escola deve ser um ambiente estimulador, incentivador. O professor é a peça primordial, ele é um facilitador e mediador do conhecimento, é um agente transformador. Precisamos despertar no aluno o que há de melhor, o contato com os livros deve ser diário. O ganho que obtivemos com a FLIMAC foi grande”, concluiu a secretária.

O evento contou com o apoio das secretarias de Segurança Pública, através da Guarda Municipal; de Serviços Públicos; de Agricultura; e de Fazenda.

 

http://conceicaodemacabu.rj.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Conceição de Macabu
Endereço: Rua Maria Adelaide - Vila Nova, nº 186 Cep: 28.740-000 - Cidade: Conceição de Macabu / RJ
Tel.: (22) 2779-2324 - Email: ouvidoria@conceicaodemacabu.rj.gov.br
Horário de Funcionamento: 08h às 16h.
Versão: 2017.10.30
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: