Menu Lateral
 

Macabu contra a Pedofilia

Publicado em 23/05/2017 20:58:28


Macabu contra a pedofilia. Esse foi o tema da Audiência Pública realizada na manhã desta terça-feira, no auditório da Câmara Municipal de Conceição de Macabu. A proposta feita pelo Vereador Carlos Augusto (Guta), foi realizada em parceria com as Secretarias de Promoção e Desenvolvimento Social; de Saúde; e de Educação e Cultura.

Dezoito de maio foi o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Por esse motivo, foi realizado esse encontro, com o objetivo de mobilizar a sociedade macabuense e convocá-la para o engajamento no combate à exploração de crianças e adolescentes. Na oportunidade, ocorreu a discursão do tema de forma ampla com toda a sociedade civil organizada.

Além do vereador idealizador da audiência, foram convidados para a composição da mesa diretora, os vereadores Valmir Lessa, José Messias, Paulo Henrique (PH), membros da Comissão Permanente de Direitos de Defesa da Mulher, Idoso, Criança e Adolescente; os vereadores Nathália Braga, Barcelos e André da Mudança; a secretária de Promoção e Desenvolvimento Social, Marília Nunes Bastos; a secretária de Saúde, Mariana Leal; a secretária de Educação e Cultura, Viviam Moraes leal;  o presidente do Conselho Tutelar, Fábio André; o Promotor Titular da Comarca Dr. Ricardo; e a palestrante Cíntia Carla da Silva Rasma, advogada, especialista em Direito da Criança e do Adolescente. O procurador geral do município, Dr. Mariano Amorim esteve presente representando o prefeito Cláudio Linhares. Ainda acompanharam a audiência alunos, diretores e professores da Rede Municipal de Ensino, Agentes de Saúde e a sociedade em geral.

Valmir Lessa, presidente da comissão e condutor da audiência, aproveitou a oportunidade para anunciar que foi aprovado, por unanimidade, o Projeto de Lei, de indicação do vereador Barcelos sobre o assunto abordado e obriga os estabelecimentos comerciais, destinados em hospedagens em geral, casas noturnas e ainda eventos particulares, e em táxi, vans e ônibus, a afixarem em locais visíveis a descrição crime previsto no artigo 244A do ECA – Estatuto da Criança e Adolescente.

“Tenho aqui um dado, levantado pelo disque 100, que em 2005 foram registrados 17.588 denúncias de violência sexual contra criança e adolescente, equivalente à duas denúncias por hora. Foram 22.851 vítimas, sendo 70% feminino. A sociedade brasileira tem uma grande tarefa diante de si, promover e consolidar uma cultura de respeito e direito das crianças para que elas possam viver livre da violência como determina a convenção sobre o direito da criança e o ECA”, falou o vereador Guta.

A secretária de Promoção e Desenvolvimento Social, Marília Nunes observa que o número de casos de pedofilia no município é grande levando em consideração o número de habitantes.  “Que a gente faça realmente esta campanha fazer valer o tema – Macabu contra a pedofilia. Quem não denuncia também violenta. Somente no CREAS, em 50 famílias registramos 14 casos de pedofilia e essa estatística é assustadora”, concluiu a secretária.

 

http://conceicaodemacabu.rj.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Conceição de Macabu
Endereço: Rua Maria Adelaide - Vila Nova, nº 186 Cep: 28.740-000 - Cidade: Conceição de Macabu / RJ
Tel.: (22) 2779-2324 - Email: ouvidoria@conceicaodemacabu.rj.gov.br
Horário de Funcionamento: 08h às 16h.
Versão: 2017.10.30
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: